Prova do Laço (Prova de Rumpel-Leede)
dezembro 27, 2015É um teste no qual o aumento na tendência para hemorragias, característico de várias doenças (como escarlatina e trombocitopenia) é indicado pela formação de petéquias múltiplas no antebraço após a aplicação de um torniquete no braço. A prova do laço (ou ainda teste do torniquete, teste de fragilidade capilar ou prova de Rumpel-Leede) determina, portanto, a fragilidade dos vasos capilares de um indivíduo.
O teste é parte do algoritmo da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico de DENGUE. Porém, alguns estudos têm mostrado que o teste de torniquete pode não ter uma elevada taxa de especificidade. Entre os fatores que interferem na eficácia deste teste estão mulheres que estão em período pré-menstrual, pós-menstrual e que não tomam hormônios, ou aqueles com a pele danificada pelo sol, visto que em todos estes casos haverá aumento da fragilidade capilar. No entanto, muitos outros estudos têm mostrado que o teste do torniquete tem uma boa especificidade, mas uma baixa sensibilidade. Por isso a sua utilização como teste de diagnóstico para dengue é questionado, visto que as pessoas que tiveram um resultado negativo ainda podem ter dengue.
Método
Vídeo explicativo
Nota Biográfica
Rumpel, Theodor (1862-1923), médico alemão, foi o primeiro a descobrir que em um paciente com escarlatina petéquias apareciam quando o braço era comprimido. Ele registrou sua observação em 1909. Leede, Carl Stockbridge (1882-1964), médico americano, publicou de forma independente uma descrição do teste de Rumpel-Leede em 1911.
0 comentários